quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Governo inicia testes de "internet 0800"



Varjão, cidade com pouco mais de 2,6 mil habitantes no Distrito Federal, será a primeira localidade brasileira a contar com a chamada "internet 0800". O projeto do Ministério das Comunicações foi confirmado e terá início na primeira quinzena de março deste ano. O ministro Paulo Bernardo conta que, a partir da experimentação, o governo federal poderá determinar se seguirá mesmo com a ideia de criar o projeto "internet 0800".









Clara analogia com os números de telefone iniciados por 0800, cuja ligação é paga por quem recebe a chamada, a internet 0800 em tese vai permitir que os brasileiros acessem serviços bancários e páginas governamentais sem pagar pelo acesso.
O ministério explicou que a internet sem custo mira em famílias que tenham plano de banda larga móvel com franquia mensal de download. Em vez de usar os próprios dados para entrar no e-banco, por exemplo, os internautas dependeriam de acessar uma página especial a partir do celular, smartphone, tablet ou notebook com modem 3G.
Está em estudo a adoção de um domínio específico para a internet 0800, capaz de comportar todos os sites cuja tarifação seja reversa (terminologia adotada pelo ministério). Entre as opções atualmente viáveis estão o 0800.gov.br e o 0800.com.br.
Ainda não há previsão de quando os testes da internet 0800 chegam a outras localidades.

Um comentário:

Spiderwebs disse...

Obrigado por seguir e comentar no meu blog, interessante essa noticia acima ! Abraçaos , estou seguindo tbm.